Tiago Monteiro terminou a Corrida de Abertura do WTCC em Vila Real no segundo lugar passando a liderar o campeonato de Turismos.

O piloto português da Honda partiu do sétimo lugar da grelha e aproveitou os «empurrões» à sua frente para se colocar em quarto lugar.

Mehdi Bennani também largou bem e ultrapassou Ryo Michigami (que tinha a pole-position) tendo o marroquino conseguido ganhar uma vantagem inicial que garantiu ao piloto do Citroën o triunfo na primeira prova deste domingo.

A estratégica de Tiago Monteiro deu frutos quando o piloto português fez a «joker lap» à quarta volta sem perder tempo para os adversários que iam à sua frente. E, à volta oito, o Civic #18 colocou-se em segundo lugar quando Michigami e nestor Girolami fizeram o trajeto mais longo.

Gerindo bem a segunda posição ate final das 11 voltas (e sem oportunidade para se chegar a Bennani), Tiago Monteiro perdeu sete pontos para o marroquino, mas ganhou oito a Nicky Catsburg passando para a frente do piloto da Volvo no Mundial.

Tiago Monteiro lidera agora o campeonato com sete pontos de vantagem sobre Catsburg.

Manuel Pedro Fernandes conseguiu terminar no 12º lugar, apesar de uma saída frente do Lada na Curva 16, mas não conseguiu entrar nos pontos.

Classificação da Corrida de Abertura:

1. Mehdi Bennani (Citroën C-Elysée),

2. Tiago Monteiro (Honda Civic), +0.799S

3. Thed Bjork (Volvo, S60), +0.833s

4. Tom Chilton (Citroën C-Elysée), +0.815s

5. Nicky Catsburg (Volvo S60), +2.012s

(...)

12. Manuel Pedro Fernandes (Lada Vesta), +16.959s

A Corrida Principal do WTCC em Vila Real é às 17h45.