Na Gamescom, a maior feira europeia de videojogos em Colónia (Alemanha), a Xbox apresentou algumas das suas apostas para os próximos meses, mostrando do que é capaz a Xbox One, a sua consola de nova geração.

O NXT esteve lá e fez uma seleção dos melhores títulos para que fique a par de todas as novidades.

«Rise of the Tomb Raider»
XBox 360, XBox One

Na lista dos exclusivos da Xbox para os próximos meses, destaca-se «The Rise of Tomb Raider». A Lara Croft adolescente volta para um segundo episódio, aquele em que supostamente se assume como uma verdadeira Tomb Raider. O jogo só deverá sair no final do ano que vem.

«Quantum Break»
XBox One

Há o jogo e há uma série de televisão. A ideia é misturar tudo: os episódios da série de televisão, a evolução das personagens, dependem do que está a acontecer no jogo e os DLC do jogo, por sua vez, dependem do que está a acontecer na série de televisão. Os jogos e a televisão contam a história em paralelo, com pontos de vista diferentes. Há realizadores e directores de actores, à séria, em cada uma das plataformas.

«Quantum Break» é da Remedy e tem as suas raízes na série «Quantum Leap».  Deverá estrear ainda este ano.

«Assassin's Creed Unity»
PC, PS4, XBox One

Unity» é o «Assassin's Creed» durante a Revolução Francesa. É andar escondido e vasculhar a cidade à vontade, numa história bem contada. 

A cidade é Paris, e nestes tempos, século XVIII, o mundo perdeu a cabeça, o povo anda miserável nas ruas, os ricos e de boas famílias a viver numa bolha e depois, claro, anda toda a gente a matar-se. «Assassin's Creed Unity» é isso mesmo, numa cidade a evoluir para o terror absoluto. Podem partilhar até quatro jogadores em modo cooperativo.

«Halo 5: Guardians»
XBox One

Para o quinto episódio de «Halo» falta um ano. Mas já se fala que «Guardians» vai ter um mundo mais pequeno que «Halo 4». Quatro contra quatro online, numa rede de servidores feita de propósito para este regresso. Para já há muito pouco para ver de «Halo 5».

«Halo: The Master Chief Collection»
XBox One

O grosso destas imagens é o regresso ao mapa «Sanctuary», de «Halo 2», remasterizado e já disponível na colectânea «The Master Chief Collection» para a XBox One.

«Call of Duty: Advanced Warfare»
PC, PS3, PS4, XBox 360, XBox One

Se falamos do regresso de «Halo», temos de falar de «Call of Duty». «Advanced Warfare» acontece num tempo em que a tecnologia permite coisas impressionantes, como o exoesqueleto que faz de nós um super-herói. É uma espécie de Hulk à solta em pleno «Call of Duty».

«Fable Legends»
XBox One

Ainda não tem data de lançamento. Quando sair, dizem, estão garantidos dez anos a jogar online. É um «role-play», uma aventura por turnos, numa onda medieval com g uerreiros, feiticeiros, «snipers».  Pode ser jogado em modo cooperativo até quatro jogadores.

«Smite»
PC, XBox One

«Smite» é suposto jogar-se online e ser gratuito. A versão PC já roda pelo menos desde março. Mas é o género de jogos que dá ainda mais gozo com um comando de consola na mão. Aqui existem deuses e umas quantas criaturas mitológicas em guerra uns contra os outros.

«Ori and the Blind Forest»
PC, XBox 360, XBox One

É uma espécie de RPG misturado com jogo de plataformas, muito «indie», com um ambiente extraordinário. Andamos por uma floresta negra, somos acompanhados por um espírito, luzes e sombras. Trata-se de um «gameplay» à antiga e terá sido desenhado com base naquilo de que os gamers mais velhos dizem que têm saudades.

«ScreamRide»
XBox 360, XBox One

«ScreamRide» deverá sair na Primavera, mas já anda aí em todas as feiras. Faz lembrar o «inFamous» dentro de um parque de diversões, com muitas explosões e montanhas-russas.

«Sunset Overdrive»
XBox One

«Sunset Overdrive» já está disponível e também me faz lembrar o «inFamous». Estamos num mundo aberto, está sempre tudo a mudar, incluindo as pessoas, que se tornaram mutantes. O «mashup», a mistura de cenas da cultura pop é tão grande e é uma tal confusão visual que se torna extraordinariamente divertido. Parecem os tempos da Sega e da Dreamcast.

«Forza Motorsport 5»
XBox One

Já tem um ano, mas «Forza Motorsport 5» tem presença garantida em todas as feiras. O último update garantiu mais seis carros, do Rolls Royce Wraith ao eléctrico Renault Spark.

«Forza Motorsport Horizon»
XBox 360, XBox One

Entretanto saiu «Forza Horizon 2», na mesma linha. É uma série de corridas num mundo aberto, mas aqui com «uma forte componente social". O que já faz lembrar descaradamente o Driveclub para a Playstation, que também aposta em competições por clubes, por equipas.

«FIFA 15»
PC, PS3, PS4, PS Vita, XBox 360, XBox One, Wii U, 3DS

Os simuladores estão em todas as consolas, mas a Microsoft pode gabar-se de uma versão exclusiva de «FIFA 2015». A Electronic Arts garante que o novo «FIFA» tem a melhor «inteligência emocional» de sempre: os jogadores ficam frustrados quando falham e jogam de outra maneira quando está a correr bem. Também dizem que a própria bola nunca teve um comportamento tão realista.