Os utilizadores da Microsoft estão furiosos com o último truque do sistema operativo, que sugere o novo Windows 10 como uma “atualização recomendada" que se instala automaticamente.

Muitos estão a instalá-lo inadvertidamente, já que, quando clicam no botão vermelho na caixa “pop-up” com a mensagem da Microsoft, não estão a fechar a janela como pensam, mas a aceitar a atualização de software para a data indicada na janela.

A confusão ocorre porque muitos utilizadores têm o computador programado para aceitar automaticamente as atualizações recomendadas.

De acordo com a BBC, o jornalista especializado Brad Chacos, editor da revista eletrônica PC World, descreveu o recurso como um "truque sujo" da Microsoft.

Usar esses truques sujos só frustra os utilizadores antigos do Windows”, defendeu.

Nas redes sociais, os internautas queixam-se da atualização automática do sistema operativo.

A empresa defende-se, frisando que a instalação pode ser cancelada ou alterada para mais tarde nas configurações do PC.

De acordo com a Microsof internacionalt, o objetivo é alertar os utilizadores para o fim do prazo para atualização gratuita do Windows 10, que só é possível até 29 de julho. 

Numa nota enviada à redação da TVI24, a  Microsoft Portugal mostra-se incomodada com esta notícia e sublinha que "tem vindo a ajudar" os utilizadores do Windows 10 relativamente a esta notificação.

“Tal como anunciámos em outubro passado, a Microsoft tem vindo a ajudar os clientes que recebiam notificação de Upgrade para o Windows 10 como “opcional” (e agora como “recomendado”), a procederem ao agendamento dessa atualização.  Uma vez agendado o upgrade, os clientes passam a receber uma notificação que indica a hora que o seu upgrade está previsto, com opções para o remarcar e cancelar, se assim o desejarem. Tendo por base o feedback dos clientes, a Microsoft adicionou igualmente outra notificação que confirma a hora da marcação do upgrade e apresenta ao cliente uma oportunidade adicional de cancelar ou remarcar novamente esse upgrade. Se o cliente desejar continuar com o processo de upgrade na hora determinada, então basta clicar em ‘OK’ ou fechar as notificações sem mais nenhuma ação necessária. “

O Windows 10 foi lançado precisamente a 29 de julho do ano passado, disponível para desktops, tablets, smartphones e até para a consola Xbox One.