Tem tido dificuldades em navegar na Internet nos últimos dias? A culpa pode ser da árvore de Natal que tem em casa.

De acordo com o órgão fiscalizador das comunicações no Reino Unido, Ofcom, as redes de wi-fi, que muitas vezes são mal instaladas, sofrem interferências de outros dispositivos eletrónicos, como as luzes de Natal.

Mas há mais  obstáculos à navegação, como enfeites elétricos, microondas e telemóveis, e, tudo somado, talvez seja melhor adquirir um novo router. Os modelos que são oferecidos pelas empresas de comunicação, quando a Internet é primeiramente instalada, têm um bom alcance, mas não se comparam aos modelos mais recentes, que permitem um sinal mais forte e uma navegação mais rápida.

Mas, se mesmo comprando um router novo o sinal continuar fraco, então isso pode dever-se ao local que escolheu para a sua instalação. Uma dica: quanto mais alto estiver o router, melhor será o sinal. E, claro, deve evitar colocar-se objetos por cima do aparelho.

Pode também mudar o canal do router. Um passo difícil para a maior parte dos utilizadores, mas que pode melhorar muito o sinal do wi-fi.

Alguns routers têm duas larguras de banda, mas a maior parte funciona com uma frequência de 2.4GHz. Se essa frequência for ajustada para os 5GHz, o dispositivo deve ficar automaticamente com menos interferências, porque a grande maioria dos outros aparelhos eletrónicos funciona também com 2.4GHz, o que significa que vão deixar de interferir na sua rede.

Certifique-se também que o software do router está sempre atualizado, para maximizar as suas potencialidades.

Para melhorar o sinal também é possível comprar extensores ou usar uma tecnologia conhecida como "powerline technology". Os adaptadores adquiridos podem ser ligados às tomadas principais, fazendo passar o sinal através da rede elétrica. Assim, pode ligar um cabo de Internet ao adaptador numa divisão onde o wi-fi não chega.

Não se esqueça de garantir a segurança do seu wi-fi, adicionando sempre uma palavra passe à sua rede. Mas, se o vai fazer, talvez seja prudente usar o sistema WPA (Wireless Security Protocol) do que o WEP (Wired Equivalent Privacy), uma vez que tem sido provado que é mais seguro.

E, já que a tornou mais segura, aproveite também para torná-la invisível para os outros dispositivos. Quando se liga o wi-fi surgem sempre as redes disponíveis no local onde se pretende ligar, mas se ajustar as funções do wi-fi e desligar a configuração automática para mostrar o sinal pode fazer com que passe despercebida aos outros utilizadores. Basta ir a “Enable SSID Broadcast” e desligá-la.

Se nada disto resultar, pode tentar uma outra alternativa que não está comprovada cientificamente, mas que muitos garantem que funciona: colocar uma folha de papel de alumínio atrás do router.

De acordo com a BBC, apesar de quase todos os dispositivos eletrónicos e alguns objetos metálicos interferirem no sinal, há quem garanta que muitos desses objetos podem potenciá-lo. Como colocar latas de refrigerantes ou utensílios de cozinha perto do dispositivo.