Justine Sacco, diretora de comunicação da InterActive Corp, foi despedida este fim de semana, após ter feito um comentário no Twitter sobre as vítimas de VIH em África.

«Vou para África. Espero não ser contaminada pelo VIH. Estou a brincar. Sou branca!», escreveu Justine Sacco, minutos antes de embarcar no avião que a levaria para a África do Sul.

A mensagem, lida apenas pelos seus seguidores, que até então eram menos de 200, espalhou-se rapidamente por todas as redes sociais e correu mundo.

Embora Justine tenha apagado o tweet e a sua conta do Twitter ao aterrar, já era tarde demais.

O grupo InterActive Corp, dono dos sites match.com, Meetic, Vimeo e The Daily Beast, respondeu ao infeliz comentário da sua funcionária ao mesmo tempo que anunciavam o seu despedimento: «Os comentários ofensivos não refletem as opiniões e os valores da empresa. E, por isso, anunciamos o despedimento da funcionária em questão».

De acordo com a ABC News, Justine já terá também ela pedido desculpa, confessando: «Nenhumas palavras poderiam verdadeiramente expressar o quanto eu lamento o sucedido e peço imensas desculpas a todos os sul-africanos».

Justine lembrou ainda: «Este é o país do meu pai e eu também aqui nasci. Fico triste por ter ofendido quem quer que seja, nunca foi de todo a minha intenção».