Imagens da influência da força gravitacional no planeta

Dados recolhidos por satélite vão ter várias aplicações, sendo as alterações climáticas um exemplo

Por: Redação / VG    |   29 de Junho de 2010 às 11:14
O satélite Goce captou imagens em alta definição da influência da força da gravidade no globo terrestre. É uma das imagens mais requintadas que já se obtiveram da Terra, avança a BBC.

Os cientistas referem que os dados recolhidos vão ter numerosas aplicações, por exemplo, os estudos sobre as alterações climáticas, pois os investigadores vão conseguir perceber melhor como a grande massa de água do oceano está a transportar calor em redor do mundo.

O mapa permite reconhecer diferenças quase imperceptíveis na força gravitacional exercida pela massa do planeta, de um local para outro, a partir da montanha para as profundezas do oceano, por exemplo.

Dois meses de observação resultaram naquilo a que os cientistas chamam agora de geóide. «Toda a gente sabe o que é um nível em relação ao trabalho de construção e um geóide é um nível que se estende sobre toda a Terra», explicou o professor Rummel.

«Com o geóide, posso escolher dois pontos arbitrários do planeta e decidir qual deles está em cima e qual está em baixo», acrescentou.

O mapa define a horizontalidade, a superfície onde, em qualquer ponto, a força da gravidade é perpendicular.
PUB
Partilhar
EM BAIXO: Gravidade da terra em alta definição
Gravidade da terra em alta definição
COMENTÁRIOS

PUB
MP abre inquérito para apurar violação do segredo de justiça

PGR quer apurar fugas de informação para a comunicação social sobre a detenção de José Sócrates. O comunicado da Procuradoria foi emitido esta terça-feira. A Octapharma, a farmacêutica para a qual o ex-governante prestava serviços de consultadoria, também informou esta terça-feira que cessa o vínculo contratual com José Sócrates. No primeiro dia na cadeia de Évora, Sócrates recebeu a visita da ex-mulher. Cá fora, sucedem-se as reações à prisão do antigo primeiro-ministro, que pode ficar em preventiva até 2018