A empresa Sketchpixel, uma spin-off da Universidade do Minho sedeada no Avepark em Guimarães, está a produzir dois jogos a três dimensões (3D), um para locais públicos e outro para computador, disse esta terça-feira uma fonte da firma.

O gestor Miguel Abreu adiantou à Lusa que o jogo para computador servirá também para apresentação de museus, galerias, ou mesmo habitações.

A Sketchpixel apresentou esta terça-feira na FNAC em Braga a TV 3D, uma tela LCD munida de uma tecnologia que permite criar um efeito de três, com uma transmissão de conteúdos com percepção real, sem que seja necessária a utilização dos tradicionais óculos.

A reacção dos visitantes foi notavelmente positiva, visto que são várias as pessoas que prendem o olhar durante algum tempo admirando os efeitos emitidos pela tridimensionalidade do ecrã.

«Temos um outro jogo, para a tecnologia da EXVA - uma outra firma instalada no AvePark -, para jogar em locais públicos por um elevado número de pessoas em simultâneo, e que será depois adaptado para juntar à tecnologia 3D.

Sedeada no edifício do SPINPARK, instalado no Parque de Ciência e Tecnologia - Avepark, a Sketchpixel é uma empresa inovadora, na área da multimédia e dos efeitos visuais.

Miguel Abreu adiantou que, a breve prazo, serão apresentados os dois jogos, ficando para mais tarde a adaptação de títulos de outras produtoras e para outras plataformas, como as consolas «Playstation» e «Xbox».

A Sketchpixel vai também inaugurar, no início de Abril, um «show room» no Spinpark, onde irá mostrar novas soluções tecnológicas como a TV 3D, a Realidade Aumentada e a Realidade Virtual.