O tráfego de Internet em todo o mundo caiu cerca de 40% na madrugada desta segunda-feira quando os serviços do Google ficaram inacessíveis num período de um a cinco minutos.

A companhia disse, citada pela Sky News, que todos os seus serviços, desde o Google Search ao Gmail e do Youtube ao Google Drive sofreram falhas. A razão para a queda do sistema ainda não é conhecida e a empresa recusou-se a prestar qualquer informação.

De acordo com especialistas em internet, a queda de 40% do tráfego demonstra a adesão dos utilizadores ao Google.

Uma mensagem no painel do Google Apps mostrou que todos os seus serviços foram afetados. «Estamos cientes de um problema com o Gmail que afetou um subconjunto significativo de utilizadores. Os afetados são capazes de aceder ao Gmail, mas estão a receber mensagens de erro e/ou outro comportamento inesperado», refere o comunicado.

Uma mensagem posterior dizia que «entre as 15:51 e as 15:52, de cinquenta a setenta por cento das solicitações para o Google que recebeu erros, o serviço foi restabelecido após um minuto e na totalidade cerca de quatro minutos depois».

Quando contatado pela Sky News, um porta-voz da empresa referiu o comunicado publicado no painel do Google Apps, acrescentando que «não temos nenhum comentário além disso».