Investigadores e psicólogos descobriram que as características dos talheres influenciam o sabor que obtemos dos alimentos. Comer com uma colher de prata maciça pode fazer com que um iogurte saiba melhor.

De acordo com os cientistas, citados pelo «The Telegraph», iogurte comido com uma colher de prata tem um sabor mais rico e mais cremoso do que com outros tipos de talheres feitos de plástico.

Os investigadores acreditam que as descobertas promovem desenvolvimentos na forma como o cérebro pode ser trabalhado em relação à interpretação das sensações.

Atualmente, estão a fazer-se estudos no restaurante The Fat Duck no sentido de produzir colheres que possam melhorar as experiências gastronómicas.

Charles Spense, professor na Universidade de Oxford, que desenvolveu a investigação no departamento de psicologia experimental, referiu que «o efeito é inteiramente psicológico», cita o jornal.

Os cientistas defendem que isto se deve à perceção que as pessoas têm da forma como os talheres se devem sentir na boca de acordo com a sua aparência.

Vanessa Harrar, investigadora de um novo estudo sobre a forma como os objetos influenciam a alimentação, disse que «isto pode ser útil para controlar padrões de alimentação como a quantidade ou quanto sal se mete na comida, por exemplo», cita o «The Telegraph».