Se Cristiano Ronaldo e Nani foram os protagonistas do resultado da Seleção Nacional frente aos País de Gales, nas redes sociais os internautas acompanharam cada minuto e os "memes" também foram convocados.

Nas bancadas do estádio de Lyon a festa portuguesa não passou despercebida aos olhos da UEFA, que minutos antes do início da partida já mostrava adeptos lusos e o apoio condicional à equipa de Fernando Santos.

Quando se confirmaram as suspeitas sobre Pepe, que não foi convocado para a meia-final por não ter recuperado da mialgia, o nervosismo tomou conta dos adeptos. O humoristas Bruno Nogueira foi uma das pessoas que escreveu no Twitter sobre a ausência do defesa.

A mãe de Ronaldo, presença assídua no Instagram, não deixou por menos. Publicou um vídeo onde deixa claro o seu apoio à Seleção, e obviamente ao filho também.

 

Que hoje a palavra mais escutada na boca do mundo seja Portugal Portugal Portugal ...#euacredito #deusnocomando

Um vídeo publicado por Dolores Aveiro (@doloresaveiroofficial) a

Para além da matriarca, também o “mini-clã” Aveiro deixou uma mensagem de apoio à equipa, garantindo ser preciso “acreditar até ao fim”.

 

Desistir nunca ....fé muita fé..força Portugal eu acredito!!!!🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹🇵🇹❤️❤️❤️❤️❤️

Um vídeo publicado por Dolores Aveiro (@doloresaveiroofficial) a

O humorista João Quadros escreveu que “poupar” Pepe e Ricardo para a final em Paris seria uma “boa ideia”, longe de imaginar o resultado final. Portugal venceu depois de uma primeira parte sem grande espetáculo de futebol e um resultado conseguido em três minutos através do cabeceamento certeiro de Cristiano Ronaldo e do desvio perfeito de Nani para o fundo das redes de Gales.

No final do encontro, as mensagens de agradecimento e apoio aos jogadores entupiram as redes sociais. A família Aveiro publicou um vídeo no Instagram onde mostra a festa lá em casa.

O modelo Luís Borges também reagiu numa publicação na sua página do Facebook onde reafirma com recurso a uma hastag o orgulho em ser português.

Do lado dos jogadores da Seleção Nacional, Nani, autor do segundo golo aos 53 minutos, foi o primeiro a reagir na internet com uma publicação de agradecimento pelo apoio dos portugueses. Pepe não jogou, mas no balneário festejou com os companheiros de equipa e o momento foi partilhado por Ricardo Quaresma.

 

 

😜😜😜😜💪💪💪💪🏆🏆🏆⚽️⚽️⚽️🙏🙏🙏🙏

Uma foto publicada por Ricardo Quaresma (@ricardoquaresmaoficial) a

No que respeita às palavas mais utilizadas, durante os 93 minutos de meia-final, Portugal liderou as tendências de pesquisa e partilha no Twitter com a hastag #PORWAL a ser das mais escritas. O capitão da equipa das Quinas também surge entre as favoritas assim como Renato, João Mário, #Portugal, Danilo e Estamos na Final.

No Google, as pesquisas sobre Portugal focaram-se nas alterações ao onze inicial e nos resultados da Seleção. Os internautas queriam saber quem estava suspenso, quantos golos a equipa tinha marcado, com que equipamento iam usar os jogadores, quantos encontros o grupo liderado por Fernando Santos tinha ganho e com quem já tinha jogado.

Sobre o País de Gales, os internautas quiseram saber qual seria o próximo jogo, mesmo antes de saberem o resultado do encontro com Portugal, quantos golos Garateh Bale marcou pela seleção. Outras das curiosidades pesquisadas no motor de busca, relacionavam a equipa das Quinas com o País de Gales, nomeadamente quantos jogos já tinham disputado os dois grupos.

Este jogo ficou também marcado na internet por algumas imagens onde Cristiano Ronaldo surge ao lado do colega de equipa, no Real Madrid, Garateh Bale. Se em espanha são colegas, nas seleções nacionais de cada país foi a primeira vez que se confrontaram. A UEFA assinalou o encontro com uma imagem animada.

Outra das personalidades a reagir à vitória portuguesa em Lyon foi David Carreira. O músico utilizou as redes sociais para congratular a Seleção ao som de “Eu não papo grupos”.

Com este jogo, Cristano Ronaldo iguala Platini no maior número de golos marcados em Europeus e fez o 132º jogo na Seleção Nacional.

A Seleção Nacional joga a final em Paris no domingo, mas o adversário só será conhecido amanhã em resultado do jogo das meias-finais entre a Alemanha e a França. Na internet, há quem deseje que o Campeonato Europeu de futebol seja disputado entre Portugal e o país anfitrião.

Leia também a crónica do jogo Portugal 2-0 País de Gales