As ações da Apple derraparam de forma muito acentuada, depois da divulgação dos lucros trimestrais. Em apenas três minutos, a empresa liderada por Tim Cook perdeu 62 mil milhões de dólares, qualquer coisa como 57 mil milhões de euros. Mas porquê, se os lucros até superaram as expectativas dos analistas?

A explicação pode estar nas vendas do Apple Watch, que desiludiram. Arrancaram em junho e a expectativa era um encaixe de 1,8 mil milhões de dólares com a novidade, mas não aconteceu. Nos resultados, o equipamento estava na secção 'outros' e nem junto com outras tecnologias se chegou aos 1,77 mil milhões de dólares de receita. 


                                                Apple Watch 


Para além disso, apesar do aumento dos lucros em 38%, para 10,7 mil milhões de dólares no terceiro trimestre, entre as previsões e a realidade das vendas, os investidores ficaram dececionados. 

O grupo espera um volume de negócios entre 49 e 51 mil milhões de dólares no quarto trimestre, e a previsão dos analistas estava acima disso. 

Entre abril e junho, vendeu 47,5 milhões de iPhones. Os analistas consultados pela agência Bloomberg estimavam consideravelmente mais: 48,8 milhões de aparelhos.