A rede social norte-americana Facebook anunciou hoje o lançamento de um novo serviço que alerta os utilizadores sobre quais os temas mais populares em discussão, recorrendo a um modelo de tendências como o Twitter já tem.

O serviço Trending foi concebido para «detetar as conversas interessantes e pertinentes, permitindo descobrir os melhores conteúdos do Facebook», lê-se numa mensagem publicada no portal da fundada por Mark Zuckerberg.

Na prática, «uma lista de assuntos cuja popularidade tenha disparado recentemente» vai aparecer no topo da coluna à direita do feed com as últimas atualizações em que os utilizadores do Facebook podem ver as publicações dos seus amigos e anúncios. Cada assunto deverá ser acompanhado por uma breve descrição.

O Facebook indicou que pretende disponibilizar o serviço «numa seleção de países» e testar a sua utilização nos smartphones.

O Twitter, uma rede de microblogues, há muito que disponibiliza uma lista de tendências, em que destaca as palavras-chave mais escritas pelos utilizadores da plataforma.