Já alguma vez viu alguém na rua com algo que gostava de ter mas não sabe onde comprar? O Pinterest pode, agora, ajudar. Com uma simples fotografia pode, através da aplicação, saber de imediato quanto custa e onde está à venda.

Se, por exemplo, viu uma mala que lhe chamou à atenção, o Pinterest, através de visão computacional e inteligência artificial, vai fornecer-lhe uma lista de resultados de malas semelhantes, que poderá comprar. Na lista de contactos da rede social existem mais de 20 mil vendedores, que fornecem no total cerca de 10 milhões de produtos.

O objetivo é "comprar mais e de forma mais simples" e quem o disse foi o CEO do Pinterest, Ben Silbermann, que apresentou a nova funcionalidade, durante um evento em São Francisco, na Califórnia.

55% dos utilizadores do Pinterest veem a rede social como um local onde podem fazer compras", explicou um dos diretores da empresa, Tim Kendall, ao El País.

Para além da identificação do artigo, o Pinterest permitirá também que o compre através da aplicação, uma segunda novidade.

Ou seja, torna-se semelhante ao Shazam, uma aplicação que identifica músicas que estejam a tocar em qualquer aparelho e permite a ligação para o download do som.

O Pinterest, que tem mais de 100 milhões de utilizadores, quer atender aos gostos dos clientes mais exigentes, mas a nova funcionalidade só está disponível para dispositivos iOS. Mais tarde deverá chegar também aos Android, porque um terço das compras através da aplicação são feitas através de smartphones.