A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) acaba de aprovar o curso de Mestrado em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), inédito em Portugal, foi esta terça-feira anunciado.

«Este novo curso de mestrado é o primeiro do género em Portugal», sublinha o IPCA, em comunicado.

Acrescenta que a aprovação daquele curso acontece pouco mais de um mês depois de o IPCA ter inaugurado o Digital Games Lab ¿ Centro de Investigação e Desenvolvimento de Jogos Digitais, em Barcelos, um investimento de 2,6 milhões de euros.

«O curso tem como objetivo dotar os seus estudantes de competências para a especificação e implementação de jogos digitais em áreas muito específicas e ainda não cobertas, de um modo global e coerente, por qualquer outro curso a nível nacional», refere ainda o comunicado.

O mestre em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais fica habilitado para trabalhar em áreas como a programação gráfica em C++, modelação 3D através de ferramentas profissionais (3D Studio Max, Blender, Maya), inteligência artificial específica e construção e utilização de motores de jogos, combinando todas estas técnicas de forma coerente.

Tendo como destinatários os licenciados em Informática, Engenharia Informática, Multimédia, ou áreas afins, este novo curso de Mestrado do IPCA irá funcionar em horário pós-laboral, devendo arrancar já no ano letivo 2014-2015.

Além deste novo curso de mestrado, a Escola Superior de Tecnologia do IPCA leciona o curso de Licenciatura em Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais, também único do género em Portugal, «que vem registando uma taxa de empregabilidade na ordem dos 100 por cento».