Beber oito copos de água por dia é uma das dicas de saúde mais comumente partilhadas. Sempre se afirmou (e acreditou) que beber muita água por dia é saudável, por contribuir para uma pele mais bonita e uma aparência mais jovem. Mas há apenas um problema: é que isso não é verdade. Um novo estudo revela que tudo não passa de um mito.

Um investigador na área da saúde verificou que não existem dados que provem que beber grandes quantidades de água por dia seja saudável. O cientista está tão “farto” de ver o mito ser divulgado que decidiu escrever um artigo a implorar às pessoas que parem de repetir aquele conselho.

Num artigo publicado no The New York Times, o professor Aaron E. Carroll, da Universidade de Medicina do Indiana, nos EUA, afirma que se existe um mito sobre saúde que jamais irá morrer é este. Mas “é tudo mentira”, defende.

“Acredita-se que a fonte deste mito tenha surgido em 1945 numa recomendação que dizia que era necessário consumir 2,5 litros de água por dia. Mas todos ignoraram o que a recomendação queria mesmo dizer. A maioria desta quantidade de água está nos alimentos que ingerimos”, explica.

“A água que precisamos de consumir não tem de ser toda proveniente de bebidas. Também não precisamos de estar sempre preocupados por não ter sede. O corpo está preparado para nos informar de quando se encontra desidratado”, acrescenta.