Hoje é o último dia para enviar uma mensagem à Voyager 1. A NASA vai escolher a melhor e enviá-la à sonda espacial norte-americana no próximo dia 5 de setembro, quando se cumprem 40 anos do seu lançamento.

A melhor mensagem, com o máximo de 60 caracteres e que deve chegar à agência espacial via redes sociais, percorrerá o espaço em jeito de saudação a outras civilizações planetárias.

A Voyager 1 está, neste momento, a cerca de 13 mil milhões de milhas (20 mil milhões de quilómetros) da Terra, o que é inédito. Nunca algo feito pelo homem esteve tão longe do nosso planeta.

A sonda norte-americana, recorde-se, foi a primeira a entrar no espaço interestelar, que começa quando o campo magnético do Sol já não é percetível.

A Voyager tem um disco de ouro com informações sobre a Terra e os terrestres, e até música, conteúdos selecionados pela NASA e por um comité presidido pelo famoso cientista e escritor Carl Sagan.

A Voyager 1 foi lançada a 5 de setembro de 1977, com a missão de estudar os planetas Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno. Duas semanas antes foi lançada a Voyager 2, que, por ter uma trajetória mais longa, está a menor distância que a sonda “irmã”.