A NASA divulgou uma foto aproximada, colorida e em alta resolução do fenómeno que pode ser um dos "vulcões de gelo" encontrados em Plutão. A imagem mostra uma substância vermelha pouco dispersa e apenas uma cratera, o que intrigou os cientistas. Isto significa que o vulcão poderá ter estado ativo na história geológica recente do planeta anão.

A foto foi captada pela sonda espacial New Horizons durante a passagem por Plutão, em julho. O vulcão foi informalmente nomeado pelos cientistas de "Wright Mons", em homenagem aos irmãos Wright, pioneiros na aviação, e é considerado enorme: tem 150 quilómetros de largura por quatro quilómetros de altura. "Se for mesmo um vulcão, como suspeitamos, será o maior fenómeno deste tipo descoberto no sistema solar", disse a NASA.

O "Wright Mons" é um dos dois criovulcões descobertos em Plutão em novembro pelos cientistas. São vulcões que expelem uma espécie  de "gelo", uma mistura gelada de várias substâncias, diferentemente dos vulcões da Terra, que expelem lava em altas temperaturas.