A Microsoft vai disponibilizar a versão final do novo Windows 10 no dia 29 de julho. Portugal será um dos 190 mercados a nível mundial que vai poder fazer o download no dia de lançamento. A novidade foi avançada pela Microsoft no Twitter. 
 
 

Este é o Windows da unificação, já que vai funcionar num ecossistema muito vasto de dispositivos. O Windows 10 é um sistema operativo transversal, podendo funcionar em desktops, tablets, smartphones e até na consola Xbox One.

A Microsoft anunciou, em janeiro, que o Windows 10 vai ter atualização gratuita para quem já usa o Windows 7, Windows 8.1 e Windows Phone 8.1. Esta oferta só vai funcionar durante o primeiro ano: ou seja, ao que tudo indica, até ao final de 2016.

A novidade desta atualização é a criação do novo browser «Edge» que pretende vencer o crescimento de utilizadores de telemóvel. Assim, não só os computadores terão acesso à nova versão, como também os tablets e smartphones. 

O substituto do Internet Explorer  foi anunciado em abril na anual conferência «Build» em São Francisco, nos Estados Unidos.  

No novo navegador, o utilizador antes de aceder às páginas irá passar por uma página personalizada com os sites mais visitados, aplicações e informações relevantes como o clima, mapas, entre outros. Estas informações são obtidas através da nova assistente virtual, Cortana. O Microsoft Edge é o primeiro navegador da Microsoft que tem uma assistente de voz diretamente integrado.  

Os computadores e tablets comprados a partir de julho já terão o Windows 10. Para os smartphones, a atualização será feita até ao fim do ano.