A Microsoft criou, na semana passada, uma ferramenta que calcula a idade das pessoas através de fotografias. O problema é que a aplicação " How Old Do I Look" pode estar a guardar no sistema as fotografias do utilizador. 

Logo que o internauta abre a ferramenta é avisado que a Microsoft não guarda as fotografias utilizadas. A privacidade também é garantida pela empresa que afirma "não reivindicar a posse de qualquer material que o utilizador forneça". 

Mas, nos termos de serviço descritos no site, pode ler-se exatamente o contrário:

"No entanto ao publicar, carregar, entrar, fornecer ou submeter fotografias, o utilizador estará a conceder à Microsoft e às empresas filiadas, as necessárias sublicenças e autorizações para usar os seus materiais na operação dos negócios na Internet (incluindo, sem limitação, todos os serviços Microsoft) incluindo, sem limitação, os direitos de licença para: copiar, distribuir, transmitir, exibir publicamente, reproduzir, editar, traduzir e reformatar a sua submissão"


No site é garantindo ainda o direito da Microsoft "publicar o nome do utilizador em conexão com a submissão e permitir que esses direitos sejam dados a qualquer fornecedor de serviços Web". Assim a empresa pode, em qualquer altura, usar as fotografias em todos os site da internet.

Tendo em conta às dúvidas que surgiram em torno do aplicação, o porta-voz da Microsoft explicou ao "Mashable"a disparidade entre a mensagem na primeira página e as condições de uso:

"How-old,net não armazena ou partilha as fotografias. As condições de serviço são exatas. Os criadores dos sites têm de escolher como é que as aplicações funcionam. Os criadores do nosso site optaram por não guardar nem partilhar as fotos da aplicação. Estes termos são iguais aos das outras companhias."


Assim sendo, a ferramenta que através da fotografia fornecida pelo utilizador cria um algoritmo capaz de calcular a idade, não tem como primeiro objetivo armazenar as fotos. Mas atenção: os termos de serviço dão à Microsoft o direito de fazer qualquer partilha no site que considere pertinente.