O livro português «Out of the Office», da autoria do jornalista da TVI José Gabriel Quaresma e de Carlos Gonçalves, CEO do Ávila Business Center - um dos Hybrid Business Center de Portugal - passou a ter esta semana uma versão internacional em forma de eBook.
 
A nova obra apresentada durante a 4º Coworking Europe Conference que decorre em Lisboa, é inteiramente dedicada à temática do Escritório do Futuro - combinação dos conceitos de Escritório Virtual, Teletrabalho e Coworking - e assume-se como uma espécie de Guia para os Profissionais do Sec. XXI.
 
Em pouco mais de cinco anos, só na Europa, os espaços de coworking ultrapassaram o número total de incubadoras de empresas e centros de inovação em funcionamento.
 
«Embora mantenha a mesma tónica da versão em português, a versão internacional do «Out of the Office» apresenta novos dados e estatísticas que espelham esta realidade. Revela ainda novos casos reais e estórias de pessoas e de empresas em todo o mundo que se tornaram mais eficientes e produtivas ao apostarem na adopção de novos modelos de trabalho, em espaços de trabalho inovadores e na tecnologia colaborativa», explica Carlos Gonçalves.
 
A versão internacional inclui as novas tendências e melhores práticas que surgiram e ganharam expressão ao longo do último ano: do crescimento dos espaços de trabalho um pouco por todo o mundo, à nova legislação laboral sobre o teletrabalho (quer no Reino Unidos como nos Estados Unidos) passando pela preocupações de conceber e adaptar os espaços de trabalho também aos profissionais mais introvertidos, estudos, entre outros temas.
 
«Um pouco por todo o mundo multiplicam-se os exemplos de como as empresas estão a implementar os novos modelos de trabalho e estão a reformular o conceito de escritório tradicional moldando-o às exigências de mobilidade e flexibilidade. Da Siemens ou a Accenture nos Estados Unidos, à Vodafone na Holanda, passando pela Repsol em Espanha são inúmeros os casos de como estes novos modelos de trabalho flexíveis começam a ser integrados nas próprias empresas. A própria Google no Brasil iniciou há uns ano a actividade no Brasil por via de um modelo de escritório virtual», acrescenta José Gabriel Quaresma.
 
Os conteúdos do eBook são acompanhados por vídeos incorporados que complementam a informação e tornam a obra ainda mais apelativa. De modo a manter o eBook actualizado, poderão ser também acrescentados capítulos específicos que serão depois disponibilizados aos leitores.
 
A nova edição conta com o apoio da rede europeia eOffice - com mais de 160 espaços espalhados por 60 países - bem como o contributo e o envolvimento de empresas como a Cisco Systems, Steelcase, LiquidSpace, da EDP, MyOffice, Finpower, entre outras.
 
O eBook Out of the Office entra esta semana em pré-venda podendo ser adquirido inicialmente no site oficial e durante o mês de dezembro passará a estar disponível na Amazon, Google Books na Google Play e na iTunes Store.