logotipo tvi24

O rosto real de Jesus Cristo em 3D

Especialistas em computação gráfica recriam imagem da face retratada no Santo Sudário

Por: Redacção / AR    |   2010-04-01 16:28

A figura histórica é conhecida no mundo há dois mil anos e já foi retratada milhares e milhares de vezes com base na imaginação, mas o enigma, que só com uma fotografia se poderia resolver, nunca se desvaneceu: como era o rosto real de Jesus Cristo? Especialistas em computação gráfica tentam agora desvendar o mistério, ao darem ao mundo a «fotografia» de Cristo. Para tal, usaram técnicas modernas de criação de imagens de 3 Dimensões (3D) para recompor a imagem da face retratada no Santo Sudário, que muitos acreditam ser o rosto de Jesus Cristo.

De acordo com a BBC Brasil, a experiência foi feita para o documentário de TV «The Real Face of Jesus?» («O rosto real de Jesus?»), do History Channel.

Os especialistas tiveram acesso ao Santo Sudário, uma peça de linho que muitos cristãos acreditam ter sido usada para cobrir o corpo de Jesus após a crucificação. A autenticidade da relíquia é debatida há anos por cientistas. O tecido traz uma imagem do corpo de um homem que foi crucificado.

Ray Downing, que participou no projecto, é o mesmo especialista de computação gráfica que recriou em 3D o rosto do ex-presidente dos EUA Abraham Lincoln, usando mais de cem fotos.

De acordo com Ray Downing e com John Jackson, físico da universidade norte-americana do Colorado que estuda o Santo Sudário desde 1978, a relíquia é singular: contém dados em três dimensões sobre o corpo da pessoa que foi enterrada. Isto porque o Santo Sudário foi enrolado no corpo todo, em vez de cobrir apenas o rosto.

«A presença de dados em três dimensões é bastante inesperada e também é única», diz Ray Downing. «É como se a imagem contivesse um manual de instruções sobre como construir uma escultura», explicou.

O Santo Sudário, que pertence ao Vaticano, fica guardado na Cappella della Sacra Sindone do Palácio Real de Turim, na Itália.

A Catedral de São João Batista, em Turim, fará uma rara exibição pública da relíquia entre os dias 10 de Abril e 23 de Maio. O Papa Bento XVI fará uma visita ao local no dia 2 de Maio. A última exibição pública do Santo Sudário foi há dez anos.

Partilhar
EM BAIXO: Jesus Cristo
Jesus Cristo

Pac-Man de regresso para Android e iOS
Clássico jogo de arcade disponível desde esta quinta-feira nas lojas virtuais da Apple e da Google
Poluente proibido há 30 anos detetado pela NASA
CC14 - tetracloreto de carbono - foi detetado na atmosfera
Agência Espacial Europeia vai lançar 12 satélites
Lançamentos, que começarão no próximo ano, serão feitos num foguetão Ariane 5 ES
EM MANCHETE
Meco: famílias avançam com queixa contra procurador
Magistrado escreveu que o médico que atendeu João Gouveia fez um «mea culpa», mas a TVI não o viu nos documentos
Novos cortes podem entrar em vigor em setembro
Setor Empresarial do Estado reduz prejuízo no 1.º trimestre