Criado pela Nintendo Entertainment System (NES), o jogo foi criado para uma competição num evento especial em 1990. Nunca foi colocado para venda, e apenas 116 cópias foram feitas.

Nintendo World Championships apresenta versões curtas de três clássicos, Super Mario, Tetris e Rad Racer, e é considerada como «o Santo Graal entre os colecionadores da Nintendo», de acordo com Chris Scullion, especialista em jogos de vídeo, citado pela BBC.

A primeira oferta no leilão chegou aos 4.999 dólares (3654 euros) mas, de acordo com um especialista da Nintendo, o valor deverá aumentar.

Apesar do mau estado em que se encontra o material, isso não será um impedimento para os colecionadores. Quem rasgou e escreveu «Mario» no rótulo «não fazia a menor ideia do que realmente tinha em mãos», explicou o vendedor na descrição deste raro item. «É como encontrar um Ferrari raro, com um risco - ainda assim valia a pena comprar», conclui Scullion.

Na competição, há 24 anos, os participantes tinham seis minutos para acumular pontos nos jogos. Os melhores ganharam um troféu e uma viagem à Universal Studios, entre outros prémios. Cada um dos 90 semifinalistas recebeu a versão cinza do jogo, igual à que se encontra agora em leilão.

Em 2011, a versão «de ouro», ainda mais rara, do mesmo jogo, foi vendida em leilão por 11.000 dólares (8030 euros).

O leilão irá terminar no dia 25 de janeiro deste ano.