A galeria de fotografia WestLicht, de Viena de Áustria, leiloou sábado à noite por 660 mil euros uma máquina fotográfica Hasselblad, a única no mundo que tirou fotografias na lua durante uma das missões norte-americanas.

Segundo informou a galeria em comunicado, o comprador da máquina é o empresário japonês Terukazu Fujisawa, fundador da cadeia de eletrodomésticos Yodobashi Camera

A máquina fotográfica foi usada pelo astronauta norte-americano Jim Irwin (1930-1991) na missão Apollo 15, em 1971, e tinha um preço base no leilão de 80 mil euros.

De acordo com o comunicado, o elevado preço pago por esta Hasselblad ¿demonstra o incessante fascínio com a chegada à lua¿.

A máquina tirou um total de 299 fotografias da superfície da lua durante a missão de Apollo 15.

Uma vez que as restantes máquinas fotográficas usadas naquela missão foram deixadas na lua para libertar espaço na cápsula para mostras de minerais, a Hasselblad de Irwin é única do mundo.

A máquina será exposta no museu privado de Terukazu Fujisawa, indicou a galeria.

«Creio que a máquina recebeu o preço [adequado] se se tiver em conta a história. Nenhum outro aparelho esteve na lua e voltou», sublinhou o diretor da galeria, Peter Coeln, como escreve a Lusa.