Assim que a data de um novo lançamento da Apple se aproxima, cresce o reboliço mediático à volta do assunto. Dia 9 de setembro lá saberemos o que aí vem, mas há já várias publicações que dão conta de que poderemos fazer pagamentos por Visa, American Express e MasterCard através do novo iPhone 6.

O acordo entre a Apple e essas empresas para avançar com os pagamentos móveis já terá sido celebrado, segundo a Bloomberg , que cita uma fonte ligada ao processo, sem no entanto a identificar. Mas não é a única: também a Wired Magazine dá conta do mesmo; o Techcrunch e o Mashable espreitaram as mesmas publicações para dar a notícia.

Ao que tudo indica, o smartphone virá com a tecnologia Near Field Communications (NFC) incorporada, que basicamente consiste na troca de informações, sem necessidade de fios, entre dispositivos compatíveis que estejam próximos um do outro. A comunicação é estabelecida automaticamente, sem serem precisas configurações adicionais. A segurança dos pagamentos sairá reforçada pela impressão digital do iPhone.

Se assim for, a Apple parte para esta inovação com uma grande vantagem, porque tem uma vasta base de dados de pessoas que já usam cartão de crédito no iTunes e na Apple Store, para adquirir música, filmes e aplicações para os seus smartphones e tablets.

Esses clientes serão o foco da empresa para testar esta nova ferramenta do iPhone. E toda a indústria ficará de olho a ver se resulta.