O livro «Mein Kampf», de Adolf Hitler, é um sucesso de vendas na Internet com as suas versões online. O livro do homem que provocou a Segunda Guerra Mundial está no top dos livros mais comprados na Amazon e no iTunes.

Um autor, Chris Faraone, explica este sucesso porque as pessoas já não têm que se sentir constrangidas por andar com o livro ou por alguém o ir entregar a sua casa. Já podem lê-lo na versão e-book e «na privacidade dos seus iPads».

Mas, esta privacidade é apenas aparente. Num artigo intitulado «Big Brother is watching you read Mein Kampf» (O Big Brother está a vê-lo ler o Mein Kampf), o jornal «The Guardian» explica que, embora a outra pessoa com quem está a falar do outro lado da linha não saiba que vocâ está a ler o livro de Hitler, a Amazon sabe-o. Basta ler os «termos e condições». A questão faz ligação à polémica dos últimos meses protagonizada por Edward Snowden, o ex-funcionário da NSA que está exilado na Rússia e que denunciou a espionagem digital feita pelos Estados Unidos a tudo e todos, incluindo chefes de Estado.

O jornal britânico, a quem Snowden deu a entrevista a denunciar os Estados Unidos e a NSA , deixa um conselho: cuidado quando fizer download do livro vermelho de Mao Tse Tung.

Outro e-book com muito sucesso nas vendas online é a obra erótica «As Cinquenta Sombras de Grey».