logotipo tvi24

Internet: «O melhor directório de sempre» é português?

Carlos Zamith, criador do directório Mapitol, tem esse objectivo

Por: Redacção / PP    |   2009-06-06 12:57

Carlos Zamith é português e criou o maior directório da Internet. A curto prazo pretende torná-lo no «melhor de sempre», revelou à Lusa o próprio.

Na primeira apresentação pública do directório Mapitol (palavra homófona de map it all), Carlos Zamith revelou os principais objectivos do projecto a funcionar há 18 meses.

Este criador quer afastar-se do conceito de motor de busca, colocou a sua ideia como a «reinvenção da Internet». «O que este directório tem de especial é a sua grande dimensão. Enquanto os directórios que existem têm dezenas de milhares de categorias, nós teremos dezenas de milhões de assuntos», explicou à Lusa.

Pela necessidade

Depois de uma carreira de 20 anos como gestor de empresas e auditor, Carlos Zamith conta que a ideia surgiu pela necessidade de encontrar mais rapidamente informações relevantes e de forma instintiva.

Em seguida justificou: «Quando queremos encontrar informações específicas temos os motores de busca actuais que fazem esse trabalho de forma muito eficiente. Quando queremos estudar um assunto em profundidade e não sabemos exactamente o que procurar é muito complicado encontrar o que queremos».

A grande diferença do Mapitol «é a de conseguir ter um robot que percorre a Internet autonomamente e, automaticamente, classifica os páginas da Internet nessa árvore de assuntos», explica Carlos Zamith.

«Nova ferramenta»

A ideia deverá ser lançada na rede no primeiro trimestre de 2010, com o objectivo de atingir 100 milhões de page-views por mês, o Mapitol «irá impor-se não como algo que irá tirar espaço ao Google ou outros motores de busca», mas sim como uma «nova ferramenta».

Com um investimento de 200 mil euros numa primeira fase, cinco editores, dois colaboradores e o prórpio Carlos Zamith, o Mapitol quer ficar em Portugal. No entanto, o seu criador admite que o Estado, «pela dimensão do projecto», poderá querer chamá-lo a si.

Partilhar
EM BAIXO: Negócios
Negócios

Vitamina C pode matar bactéria da tuberculose
Descoberta pode conduzir a medicamentos melhores e mais baratos
Microsoft apresenta Xbox One focada na interação com a TV
Consola de nova geração que quer mudar a sala de estar foi dada a conhecer em Seattle, nos EUA
Banida app do Facebook dedicada a relações sexuais entre «amigos»
Aplicação polémica do Facebook teve curta duração
EM MANCHETE
Polícia usou «força excessiva contra manifestantes»
Amnistia Internacional também está preocupada com violência doméstica e efeitos da austeridade nos mais pobres
Todos os dias uma mulher é violada em Portugal
Passos Coelho espera ajuda do PS para reforma do IRC
PUB