Para quem achava que dar o nome Cabo das Tormentas, agora da Boa Esperança, à baía da Cidade do Cabo poderia gerar mau presságio, desengane-se, porque há lugares do mundo com nomes mais infelizes. Sadtopographies (topografias infelizes) é uma conta no Instagram que dedica-se a recolher os locais da Terra com os nomes mais deprimentes.

Estrada do Coração Partido, Lago Solitário, Enseada do Desapontamento, Ilha do Massacre, Estrada da Morte ou Cataratas da Chacina de Cães são apenas alguns nomes que figuram na lista dos locais mais tristes do mundo.

 
 

Massacre Island, Subd, Canada #massacre #explorecanada

A photo posted by @sadtopographies on



O responsável pela conta insólita que se está a tornar popular no Instagram é o artista australiano Damien Rudd. De acordo com o Mashable, a ideia surgiu depois do artista ter encontrado um lugar chamado Mount Hopeless (Monte Sem Esperança), na Austrália, o que lhe despertou curiosidade para conhecer que outros nomes deste tipo existiriam no mundo.
 

“O nome apanhou-me desprevenido e eu decidi voltar mais tarde e pesquisá-lo. Acabei por descobrir que há muitos outros países que tinham nomes surpreendentemente depressivos. Foi isso que me fez começar o projeto”.


E, de facto, encontrou. Exemplares disso mesmo são Suicide Lake (Lago do Suicídio), em Wyoming, nos EUA, Defeated (Derrota), no Tennessee, EUA, ou o rio norte-americano Crazy Woman Creek (Angra da Mulher Louca).
 
 

Suicide Lake, Wyoming, U.S #suicide

A photo posted by @sadtopographies on


 
 

Defeated, Tennessee, U.S #defeated

A photo posted by @sadtopographies on


 
 

Crazy Woman Creek, Wyoming, U.S #crazywoman

A photo posted by @sadtopographies on



Associado a cada nome vem uma história engraçada sobre o local. A título de exemplo, o nome Starvation Heights (Montanhas da Fome) foi dado a um local, nos EUA, depois de vários grupos de agricultores terem tentado semear aquela terra, no século XIX, mas que acabaram por nunca conseguir.

 
 

Starvation Heights, Oregon, U.S #starvation

A photo posted by @sadtopographies on


 

“Na Austrália, como nos EUA e no Canadá, há muitos lugares com nomes deprimentes que estão ligados à história negra do colonialismo e os percalços dos exploradores e colonos”.


O artista afirmou ainda que, maior parte dos nomes foram encontrados ao escrever palavras tristes no Google Maps. Damien Rudd até encontrou um local intitulado de Fim do Mundo.
 
 

End of the World, California U.S #endoftheworld

A photo posted by @sadtopographies on