Imagine o espaço ocupado por duas FILs (Feira Internacional de Lisboa) e uma Exponor e junte-lhe a presença de cerca de 240 mil pessoas entre montras, expositores, videowalls, concertos, muita animação e jornalistas de todo o mundo: assim é a IFA, a maior feira europeia de eletrónica de consumo, em Berlim. O NXT viajou até à capital alemã para que fique a conhecer os gadgets do momento.

A Samsung apresentou o Galaxy Note 4, o novo smartphone que possui um ecrã de 5,7 polegadas em Quad HD (quatro vezes o Full HD), com 2560x1440 pixeis. 

A qualidade das câmaras é outra das caraterísticas do dispositivo: uma câmara frontal com 3.7 MP e abertura de F1.9 e uma câmara traseira com 16MP e estabilizador óptico de imagem. E s e é fã das famosas selfies saiba que com este novo telemóvel poderá captar selfies panorâmicas, a 120 graus.

O som é outra das novidades. Com três microfones, o aparelho permite captar áudio de 8 ângulos diferentes e ainda faz a eliminação automática do ruído.

No mercado dos smartphones, a Sony também deu a conhecer o seu novo produto: o Xperia Z3, um telemóvel à prova de água que até pode substituir a televisão para se jogar com a PlayStation.

Quanto a câmaras fotografias, a diversidade de modelos era para todos os gostos: «sportcams», «baby cams», «dog cams» e «drone cams» possibilitam imagens nos ângulos mais variados.

As televisões também fizeram as delícias do público com os ecrãs das marcas sul-coreanas a destacarem-se. Uma sofisticada LG 8K de 98 polegadas que até permite tirar uma fotografia em cima do ecrã ou uma Samsung 4K de 105 polegadas cujo preço ronda os 90 mil euros, são alguns dos exemplos.

O evento é um verdadeiro mundo de novidades tecnológicas, que movimenta negócios de milhões: este ano negociaram-se aqui mais de 4 mil e 250 milhões de euros.