Alguma vez teve demasiada preguiça para responder a um e-mail? O Google criou uma solução. O Gmail vai ter uma nova funcionalidade, "Smart Reply", que vai ser implementada até ao final desta semana, e que usa inteligência artificial para dar uma resposta adequada à mensagem, por si.

Contudo, o novo serviço de mensagens automáticas só é capaz de criar respostas simples, como “OK, estarei aí” ou “Vou ver”. Os e-mails que requerem mais atenção ainda vão ter de esperar alguns anos para poderem ser redigidos sem qualquer esforço.

De acordo com o The Telegraph, o sistema usa o software de inteligência artificial do Google, para interpretar o que o autor da mensagem escreveu e criar três hipóteses de resposta. O utilizador precisa apenas de clicar na opção que mais lhe agrada e enviar.

 

O único problema para os utilizadores portugueses é que a funcionalidade ainda só está disponível em inglês. Ainda é desconhecido se o leque linguístico vai alargar, no futuro, e quando é que isso pode acontecer.

A primeira versão do sistema vai estar disponível na caixa de correio da aplicação do Gmail, para Android e iOS, já esta semana, mas não se sabe se vai ser possível fazer o mesmo no site.