A página egípcia do McDonalds terá andado a comprar likes (gostos). Desde o início desta semana que o número de fãs da página do Facebook da conhecida marca de fastfood saltou de dois milhões para mais de 16 milhões de gostos. Comprar fãs nas redes sociais já é uma prática conhecida. A novidade é que neste caso estamos a falar de pessoas que aparecem associadas à dita página sem o saberem e sem nada ter feito para isso. Está a acontecer com muita gente, incluindo utilizadores portugueses, como começou por notar o site português Shifter. O Facebook negou que os gostos na página tenham sido comprados sem o conhecimento dos utilizadores e garantiu que se tratou do um erro técnico.



Pode fazer o teste e ver quantos amigos seus «gostam» dessa tal página. Ou por outra, podia, até há cerca de três horas. Aparentemente, entretanto a página já foi removida.

Mas antes de o ser ainda foi possível fazer o teste. Fizemos o teste a partir de uma conta pessoal e a conclusão foi a seguinte: em 513 amigos, seis fizeram um like na McDonalds egípcia. Decidimos surpreender um desses contactos. «Já foste à tua página de Facebook hoje?»

O resultado foi de indignação e não é caso único, como pode ver aqui:



Inicialmente a tvi24.pt não obteve nenhuma reação do Facebook, mas a empresa acabou por explicar o que aconteceu. «O aumento repentino de fãs na página do McDonald`s do Egito resultou de uma fusão acidental da nossa parte que já foi resolvida», explicou o Facebook numa declaração enviada ao tvi24.pt.

O Facebook garante que «não há nenhuma maneira legítima para comprar gostos de pessoas sem o seu conhecimento». A empresa de Mark Zuckerberg diz ainda: «Gostaríamos de enfatizar que esta foi uma questão técnica e que de forma alguma está relacionada com quaisquer práticas não autorizadas para a aquisição de gostos».

Mas se acha que é difícil comprar likes para o seu Facebook, tire daí o sentido. É mais fácil do que pensa!

Depois de uma rápida pesquisa na internet é possível encontrar páginas com preços atrativos. Por exemplo, aqui pode a partir de 10 euros comprar 100 likes para a sua página. Os preços chegam até aos 69 euros, caso pretenda ter 1000 likes numa foto sua. E tudo em menos de 24 horas (100 likes) ou 48 horas caso pretenda um milhar.

Mas o site também oferece opções de compra para empresas que podem, desta forma, comprar fãs para a sua página. Com 13 euros pode comprar 500 fãs, com 21 euros - 1000. Com 39 euros compra dois milhares de fãs.

Trocado por miúdos. As empresas podem comprar fãs e se tiver uma conta pessoal de Facebook pode comprar likes para fotos.

Será que a MC Donalds tem a TVI como fã na sua página? Não! Porque «quem tem página de Facebook criada como empresa, comunidade ou figura pública não pode fazer likes, só podem receber». A explicação é de Laura Ferreira, administradora da página de Facebook Malas Chiques.

Há um vídeo a correr no Youtube sobre este assunto e parece que se está a tornar viral. Conta já com 2 400 206 de visualizações.



Entretanto fica a pergunta no ar: já foi ao seu Facebook hoje?

Notícia atualizada a 22 de Maio com posição do Facebook