Se pensa que fritar alimentos com óleo vegetal é mais saudável do que usar manteiga, está enganado. De acordo com uma nova investigação, cozinhar com óleo de girassol ou de milho pode causar cancro.

Segundo o The Telegraph, os cientistas descobriram que aquecer óleos vegetais causa a libertação de grandes concentrações de químicos, chamados aldeídos, que causam cancro, doenças cardíacas e demência.

Os investigadores afirmaram ainda que “uma refeição típica de peixe com batatas”, preparada em óleo vegetal, contém 100 a 200 vezes mais aldeídos do que é o limite estipulado pela Organização Mundial de Saúde.

Segundo a investigação, é preferível usar azeite, óleo de coco, manteiga ou mesmo banha para cozinhar os alimentos.

Os resultados vão de encontro com as descobertas feitas pela Universidade de Oxford, que divulgou uma pesquisa onde os ácidos gordos nos óleos vegetais surgem relacionados com diversos problemas de saúde.
 

“Se for consumido demasiado óleo vegetal de girassol ou de milho, o cérebro vai absorver demasiado ómega 6, o que efetivamente exclui a absorção o ómega 3. Acredito que a falta de ómega 3 é um fator que contribui grandemente para o desenvolvimento de problemas mentais e outros problemas como a dislexia”, disse John Stein, responsável pelo estudo.