A sonda espacial da NASA captou novas fotos de Plutão e de Caronte, a lua que orbita em torno do planeta, que estão a surpreender os cientistas. 

Quando foi descoberto, em 1930, Plutão parecia apenas um ponto branco no vasto universo. Agora, a sonda da NASA, New Horizons, revelou o verdadeiro aspeto do planeta.
 
Antes de se aproximar da superfície do planeta, a aeronave tirou fotos de Plutão e da maior lua que orbita à sua volta, Caronte. Os cientistas aplicaram uma cor falsa às imagens para ser mais fácil diferenciar os elementos à superfície.

As novas fotos, divulgadas na terça-feira, revelaram, por exemplo, que a mancha em forma de coração na superfície de Plutão está dividida ao meio. De acordo com a NASA, o lado esquerdo tem uma aparência mais lisa, enquanto o lado direito tem uma composição diferente, aparentemente áspera.

A partir das imagens foi descoberto também que o polo norte da lua que orbita em torno do planeta é ligeiramente avermelhado. Segundo os cientistas, esta coloração pode indicar que a atmosfera de Plutão está a “verter” partículas que ficam alojadas em Caronte.

“As fotos mostram que Plutão e Caronte são mundos verdadeiramente complexos”, afirmou Will Grundy, um dos investigadores da NASA. “A equipa que está a analisar a composição das superfícies está a trabalhar o mais rápido possível para identificar as substâncias em diferentes regiões de Plutão e revelar os processos que as colocaram ali”.


Os cientistas estão também a discutir os nomes para determinar algumas das características detetadas no planeta. Antes da sonda ter passado junto de Plutão, a NASA já tinha pedido sugestões à população de nomes relacionados com a mitologia, para nomear as várias partes descobertas no planeta anão.

Apesar de ainda não oficiais, alguns nomes foram selecionados e já estão a ser usados pelos cientistas, como “Cthulhu” e “Balrog” – usado para designar a mancha negra perto da massa que se assemelha a um coração.
 
A sonda continua a recolher dados, enquanto se afasta de Plutão. A NASA deve divulgar mais fotos do planeta e das suas luas esta quarta-feira.