Já é possível conhecer Marte sem sair de casa. A Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou um vídeo que mostra como é sobrevoar o planeta, fazendo uma viajem pela Região Atlantis Caos, em Marte.

Em apenas três minutos, a ESA pode levá-lo a viajar pelo planeta vermelho, através de um vídeo que usou as imagens captadas em Marte desde 2009 a 2014, animadas por computador, para proporcionar uma experiência realista.

Os cientistas já tinham disponibilizado um mapa topográfico da superfície do planeta, que explica como a região adquiriu o nome.



A zona a azul é a Região do Caos, situada na bacia de Atlantis, uma cratera com mais de 4 mil milhões de anos. A região tem 168 por 144 quilómetros e, apesar de estar isolada, os cientistas acreditam que pode ter estado ligada a outras bacias, criando um vale onde poderia existir um lago. Se este tivesse existido, seria tão grande que teria perto de 620 metros quadrados.

Nas imagens podem ser vistas “falésias e crateras criadas por impactos, perto de algumas partes antigas e pouco acidentadas, bacias erodidas. Podemos ver planaltos lisos e outos com cumes enrugados, vales e linhas de fratura que apontam para a influência de atividade tectónica na área”, descreve a ESA.