O Facebook está prestes a alargar o leque de emoções que os utilizadores podem sentir em relação às publicações, para além do tradicional “gosto”. A rede social vai introduzir novos botões para expressar reações.

Amor, diversão, espanto, tristeza e raiva são alguns dos novos sentimentos que vão poder ser expressados pelos utilizadores do Facebook.

Semanas depois de Mark Zuckerberg ter revelado que a rede social estava a trabalhar noutras alternativas ao botão “gosto”, surge a novidade, que deve começar a ser testada esta sexta-feira.

No entanto, não vai haver um botão para “não gosto”, como muitos afirmavam até agora.

Com a nova funcionalidade, os utilizadores vão poder escolher uma entre as várias emoções, simplesmente carregando fixamente no botão “gosto”. Nessa altura vão surgir sete ícones, semelhantes aos emoji, para expressar a reação do utilizador.
 

“As pessoas vêm ao Facebook para partilhar todo o tipo de coisas - quer revelem felicidade, tristeza, diversão ou provoquem reações”, afirmou um porta-voz da rede social. "E ouvimos dizer que queriam mais formas de celebrar, lamentar ou rir juntos. É por isso que estamos a testar ‘reações’, uma extensão do botão ‘gosto’, para vos darmos mais maneiras de partilhar as vossas reações a uma publicação no Facebook, de forma rápida e fácil”.


Contudo, o fundador do Facebook já pôs de lado a ideia de um botão para “não gosto”. A emoção mais parecida será o ícone com uma cara vermelha zangada, que expressa raiva.
 

“Não queríamos apenas criar um botão ‘não gosto’ , porque não queremos que o Facebook se torne num fórum onde as pessoas estão a votar a favor ou contra as publicações de outros. Essa não nos parece o tipo de comunidade que queremos criar”.