É a chamada “câmara voadora” (Hover Camera no original) e promete filmar qualquer objeto ou pessoa enquanto paira no ar, sem necessidade de controlos remotos, ao contrário dos drones.

A “câmara de voar” é mais pequena do que um drone e pesa pouco mais do que 200 gramas, garante Meng Qiu Wang, CEO da Zero Zero Robotics, que fabrica o produto.

Queríamos criar produtos portáteis", disse Wang à Mashable"É muito claro. Isto é significativamente menor do que quaisquer outros dispositivos de drones no mercado, nesta classe. A principal consideração de projeto é a portabilidade, facilidade de uso e segurança", explica. 

O objeto é composto por uma superfície rígida e as hélices estão protegidas por fibra de carbono leve, tornando menos perigosa a sua utilização.

Queríamos que a experiência do utilizador fosse muito natural, fácil de usar", diz Wang. "Nós queríamos ter certeza de que a curva de aprendizagem é mínima. Portanto, não há controlo remoto ou qualquer coisa. Não há nenhum processo de calibração", adianta. 

Se não há controlo remoto, como se processa a movimentação? É simples, a partir do momento em que liga a câmara no “modo automático” ela vai perseguir o movimento humano.

Nos primeiros testes, a câmara bloqueou algumas vezes quando estava inserida num meio com mais do que uma pessoa, mas a confusão pode ser diluída através de gestos, utilizando uma aplicação para smartphone.

Na parte da frente, o objeto tem uma câmara que pode tirar fotos de 13 megapixéis e filmar vídeos com resolução de 4K. Em “modo automático” a câmara grava com resolução Full HD e o consumo de software está otimizado para garantir que não fica sem bateria.

Na parte inferior, existe uma câmara de três megapixéis e um sistema de sonar inteligente que acompanha a posição humana, não esbarrando contra outros objetos. O objeto pode girar 360º a pairar no ar.

Ele tem um ponto de acesso Wi-Fi no dispositivo", descreve o CEO. "Se eu tiver rede 4G, posso manter a minha conetividade 4G também e postar fotos e vídeos nas redes sociais."

A “Hover Camera” deverá ser lançada no verão e custará menos de 600 dólares (cerca de 530 euros).