Controlar as luzes, temperatura, eletrodomésticos, ou até o alarme de sua casa através do seu telemóvel vai deixar de ser imaginação.

Segundo informações do «Mashable», a gigante norte-americana «Apple» está a preparar um sistema que vai permitir controlar a sua casa a partir de um telemóvel, indica uma patente registada pela empresa na terça-feira.

O sistema vai permitir o «controlo» da habitação apenas com sistema de GPS do iPhone que pode, por exemplo, ligar o forno se estiver quase a chegar a casa.

Segundo a patente é um «sistema e um método que determina a localização de dispositivos sem fios para controlar/ajustar aparelhos de operações sediados numa localização.»

«Sistema de luzes, sistemas de segurança, portas de garagens, aparelhos de música, controladores de temperatura ou utensílios de cozinha» são tudo elementos candidatos a serem controlados pela nova aplicação, disse a empresa.



E se já está a pensar em comprar um frigorífico com wi-fi, não precisa, para conseguir controlar os aparelhos basta que os objetos tenham a capacidade de serem ligados a uma rede ethernet ou a um cabo USB.

A preocupação e as viagens a casa para verificar se deixou o forno ligado, ou a porta destrancada, podem ter os dias contados.