A susbstituição de refrigerantes por água é um dos primeiros passos recomendados a quem quer fazer dieta e perder peso. Mas não é só por causa do número de calorias que os refrigerantes têm, é também porque a água diminui a sensação de fome, e por isso, ajuda a fazer dieta.

De acordo com um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda, e citado pelo The Independent, a água ingerida antes das refeições afeta o normal funcionamento do cérebro.

A investigação analisou uma amostra de 19 homens, sujeitos à ingestão de água: uma parte bebeu cerca de um copo de água e outra parte o equivalente a uma lata de refrigerante.

Os resultados são os esperados: aqueles que beberam mais quantidade de água tiveram menos fome e mais atividade no funcionamento do cérebro.

Os benefícios de beber água antes das refeições já eram conhecidos. Um estudo da Univeridade de Birmingham mostra que as pessoas que bebem água cerca de 30 minutos antes das três principais refeições do dia perderam entre dois e quatro quilos durante três meses.

O estudo analisou 84 pessoas, 54 mulheres e 30 homens, que tinham em média 56 anos de idade. No geral, os investigadores perceberam que há uma relação direta entre a água ingerida antes da refeição e o peso que perdem - isto é, dentro de um regime alimentar saudável e com a prática de exercício físico moderado. 

A conclusão que os estudos vêm reforçar é que a ingestão de água dá a sensação de satisfação, fazendo com que o indivíduo coma menos na hora da refeição, por consequência.

No entanto, este facto pode não se verificar em todas as pessoas, uma vez que, muita gente continua a comer mesmo depois de estarem “cheias”, revela o estudo.