Nos Estados Unidos foi testado com sucesso um camião voador. O "Black Knight Transformer" (podia ser uma série de televisão) é um híbrido - na verdade, aquilo a que chamam um "multicóptero"!, Ou seja, um veículo capaz de andar em terra, mas também de levantar voo e de aterrar em "locais remotos".
 
O veículo foi pensado para levar mantimentos a zonas de guerra e retirar soldados feridos do campo de batalha. É obra de uma empresa privada, mas foi financiado pelos militares norte-americanos.
 
Para já, é só um teste. O camião paira no ar a uns três metros de altura, durante uns quantos minutos, mas na realidade voa bastante mais alto, mesmo com cargas na ordem das duas toneladas. Nesta fase é um veículo autónomo, sem ninguém aos comandos. Um “drone” gigante.
 
Quando aterra, recolhe as hélices… e volta a ser um camião de carga, que pode ser conduzido por uma pessoa, preparado para andar em terrenos mais acidentados.
 
O Black Knight Transformer é um veículo modular e, portanto, podem trocar-se peças em função das necessidades de cada missão. Por exemplo, é possível meter-lhe um casco anfíbio, o que acrescenta ao aparelho a possibilidade de andar na água. É o tudo-em-um.


VEJA MAIS EM NXT - O PRÓXIMO PASSO