Tomar banho com água quente, durante um hora, pode ajudar a perder peso. Investigadores descobriram que um banho com água à temperatura de 40 graus equivale a uma caminhada de meia hora e pode queimar, em média, 126 calorias.

Um estudo das universidades de Loughborough e de Leicester, ambas de Inglaterra, comparou o metabolismo de um grupo de pessoas enquanto praticavam ciclismo com o metabolismo do mesmo grupo a tomar um banho quente.

Começámos a perceber as diferenças quando verificámos os elevados valores de glicémia", disse Steve Faulkner, um dos autores do estudo. "O pico foi menor com o banho em comparação com o exercício, o que é totalmente inesperado", acrescentou. 

De acordo com a BBC, no banho, as pessoas apresentaram uma média de consumo de 126 calorias, que, apesar de não se equiparar ao gasto de uma corrida de uma hora (630 calorias), é o valor equivalente a uma caminhada de meia hora.

Segundo Steve Faulkner, isto deve-se à libertação de proteínas – causada pelo choque térmico, quando o corpo entra em contacto com a água quente -, em resposta ao calor.

Estas proteínas ajudam a prevenir doenças, mas também podem ajudar a desviar o açúcar no sangue para os músculos, facilitando a perda de calorias.

No entanto, o investigador acredita que o banho quente não se substitui ao exercício físico, mas considera a descoberta importante para quem tem dificuldade em controlar o nível de açúcar no sangue ou em fazer exercício.