Uma simples mensagem escrita pode fazer com que a aplicação de mensagens do iPhone deixe de funcionar.  Em causa está um novo “bug”, um erro ao nível do software, que a Apple ainda não conseguiu resolver e que está relacionado com uma linha de texto específica.
 
A mensagem que provoca a avaria mistura caracteres árabes e vários símbolos. O texto faz com que o iPhone se desligue e, quando o utilizador o volta a ligar, a aplicação de mensagens deixa de funcionar, isto é, abre e fecha-se de seguida, de forma automática.  


 
O problema foi detetado esta terça-feira e partilhado no fórum Redditt. Desde então, vários utilizadores queixaram-se do problema.
 
Alguns utilizadores adiantaram que já conseguiram contornar o “bug”, enviando uma mensagem de resposta para o utilizador que enviou os caracteres, segundo o site especialista em assuntos relacionados com a Apple, o "MacRumors". Mas, de acordo com o mesmo site, se a aplicação não abrir a caixa de conversa em causa, mas apenas a lista de entrada de mensagens, a aplicação fecha-se automaticamente e, nesse caso, os utilizadores devem enviar uma mensagem para si próprios através da assistente pessoal Siri.
 
Aparentemente, a mesma mensagem também pode causar uma avaria na aplicação "WhatsApp", quando usada no sistema operativo iOS.

A Apple está a par do problema, de acordo com um utilizador do Twitter, que terá denunciado o "bug" à gigante tecnológica. Segundo o mesmo utilizador, a empresa está a trabalhar no sentido de conseguir resolver a situação.
Mas como é que uma simples mensagem de texto consegue provocar este tipo de avaria?

A resposta parece estar relacionada com o Unicode, um padrão computacional usado para codificar e descodificar as representações contidas na maioria dos sistemas de escrita. Trata-se, no fundo, de uma espécie de linguagem de computadores, com uma tabela de códigos e respetivas referências visuais, que permite a transcrição de caracteres que sejam compreendidos pelos utilizadores.

Neste caso em concreto, o sistema não conseguirá decifrar a mensagem em causa e acaba por desligar o aparelho, provocando uma avaria na aplicação.