Na Alemanha, a multinacional de publicidade BBDO, em pareceria com a Sky, criou uma forma de publicidade inovadora ao colocar as janelas dos comboios a falar com os passageiros.

O áudio é produzido por um transmissor que é colado à janela e só quem encostar naquelas a cabeça será abordado pela mensagem publicitária. O projeto utiliza uma tecnologia que transmite o som por vibrações que são conduzidas pelos ossos cranianos até ao ouvido interno.

A tecnologia já foi usada em outros dispositivos, como por exemplo, para pessoas com deficiências auditivas, auriculares para nadadores ou mesmo para ilusionistas criarem ilusão de sons.

O representante da BBDO da Alemanha, Ulf Brychcy, diz que os testes foram feitos nos comboios de Munique e Aachen e que se a Sky aceitar, iniciam «a utilização deste novo meio o mais rapidamente possível», como cita a «BBC».

«Por enquanto, a ideia é limitada ao mercado alemão. Mas para o futuro, tudo é possível», acrescenta Brychcy frisando que esta tecnologia pode ser utilizada em diversas coisas «tais como música, entretenimento, informações sobre transportes e meteorologia».