Chama-se Cloak e é, provavelmente, a primeira aplicação que não nos põe a falar mais com os amigos. Pelo contrário, ajuda a evitá-los. Se preferir, também pode utilizar a informação para surpeendê-los ou persegui-los.

A aplicação utiliza a informação sobre os nossos amigos no Instagram e na rede social FourSquare e informa sobre a sua localização num pequeno mapa. Aliás, para se poder usufruir da aplicação a pessoa tem de estar registada, pelo menos, numa rede social escreve o «Huffington Post».

A aplicação não é perfeita e funciona melhor no caso da rede FourSquare. No entanto, no caso da Instagram, o cenário pode ser muito diferente, porque nem sempre as pessoas publicam as suas fotos no momento e no dia em que estão a acontecer. Muitas vezes, isso só acontece alguns dias depois.

A aplicação permite que apenas alguns amigos sejam sinalizados e que se receba um alerta quando estão a um quarteirão de distância. Mas também pode fazer tocar o alarme quando qualquer pessoa conhecida se está a aproximar.

A app é grátis e foi criada por Brian Moore e Chris Baker, responsáveis por outras inovações como, por exemplo, a «Unbaby.me», mais tarde relançada como Rather, uma extensão do Chrome, que tenta apagar fotografias de bebés, ou qualquer outra imagem considerada irritante do Facebook e do Twitter.

Em declarações ao «The Wall Street Journal», Baker afirmou que acredita que no futuro «vão nascer cada vez mais aplicações deste tipo».