A língua portuguesa é a quinta mais usada pelos cibernautas de todo o mundo, embora represente apenas 4,3% dos utilizadores de Internet, divulgou esta quinta-feira a empresa de estatísticas Internet World Stats.

De acordo com o estudo «Internet World Users by Language» (Utilizadores da Internet no Mundo por Língua), o português é usado por 121,8 milhões de cibernautas em todo o mundo, o que significa menos de 5% dos mais de 2,8 mil milhões de utilizadores de Internet estimados pela empresa.

As línguas mais usadas em todo o mundo são o inglês e o chinês, muito à frente do resto da lista, sendo que a primeira é a preferida de 28,6% dos utilizadores, ou seja, de cerca de 800 milhões de pessoas, enquanto o chinês é usado por 23,2% dos cibernautas, o que representa quase 650 milhões.

A Internet World Stats baseia as conclusões num estudo realizado no ano passado e adianta que, em 2013, a Internet não era usada sequer por metade da população, ficando-se pelos 46,7%, embora o crescimento do número de cibernautas tenha ultrapassado os 1500% entre o ano 2000 e 2013.

Na lista das cinco línguas mais usadas na Internet conta-se ainda o espanhol, que ocupa a terceira posição, sendo a preferida de 7,9% da população, enquanto o árabe se posiciona como a quarta língua mais usada.

Segundo a empresa responsável pelo estudo, o árabe é a língua usada por mais de 135 milhões de cibernautas, embora a penetração da internet na população não chegue aos 40%. O crescimento da utilização da internet no mundo árabe foi o que apresentou um «salto» maior desde o ano 2000, já que ficou perto dos 5.300%.

Na restante lista das 10 línguas mais usadas na rede encontra-se o japonês, em sexto lugar, escrita por «apenas» 3,9% da população cibernauta (109 milhões de pessoas), seguido do russo, que é preferido por 3,1% dos utilizadores, ou seja, por 87,4 milhões de pessoas.

A oitava posição é ocupada pelo alemão, usado por 2,9% dos 2,8 mil milhões de utilizadores de internet, enquanto a língua francesa é a nona mais usada, apesar de a penetração da internet ser a menor da lista: 20,9%.

O último lugar da lista das 10 línguas preferidas pelos cibernautas é ocupado pelo malaio, usado por 2,7% dos cibernautas de todo o mundo, escolhido por 26,6% dos 284,1 milhões de pessoas que falam esta língua em todo o mundo.

A Internet Wold Stats adianta ainda que 440 milhões de utilizadores de internet usam outras línguas, o que representa cerca de metade da soma de cibernautas que falam inglês ou chinês.