O Papa Francisco enviou hoje uma mensagem de condolências às famílias das 13 vítimas mortais da queda de uma árvore de grande porte nas festividades de Nossa Senhora do Monte, revela uma nota enviada ao Bispo do Funchal, D. António Carrilho.

Consternado pelos vários mortos e numerosos feridos da desgraça verificada na Paróquia de Nossa Senhora do Monte, Sua Santidade o Papa Francisco confia os irmãos falecidos ao amor misericordioso de Deus e pede a Vossa Excelência que transmita o seu sentido pesar às respetivas famílias enquanto assegura a sua proximidade espiritual aos feridos e a todos os atingidos por esta tragédia”.

A mensagem é assinada pelo secretário de Estado do Papa Francisco, cardeal Pietro Parolin, e foi enviada através do Núncio Apostólico em Portugal, D. Rino Passigato.

Foram concluídas hoje as autópsias aos corpos das 13 pessoas que morreram por causa da queda de uma árvore no Funchal, divulgou o gabinete da ministra da Justiça, numa nota enviada às redações.

Um carvalho de grande porte e com 200 anos abateu terça-feira, Dia da Assunção de Nossa Senhora, também conhecido por Dia de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Região Autónoma da Madeira, no Largo da Fonte, no Monte, sobre várias pessoas que aguardavam pela passagem da procissão, causando 13 mortos e 49 feridos, sete dos quais estão hospitalizados.

Oito das vítimas mortais são do sexo feminino e cinco do masculino, sendo uma criança de 1 ano e as restantes com idades entre os 28 e 59 anos. Uma mulher francesa e outra húngara figuram entre os mortos.