O jornalista fundador da revista «Visão» Daniel Ricardo faleceu esta manhã aos 73 anos de idade em Lisboa, onde estava internado há alguns dias, revelou a revista do grupo Impresa.

«Veterano de muitas redações, mas sempre com uma resistência que parecia inesgotável, ajudou a formar várias gerações de jornalistas, com o espírito crítico e rigoroso com que lia e corrigia todos os textos que lhe passavam pelas mãos, sempre focado no rigor e elegância da escrita, a coerência das informações e a vigilância no cumprimento dos princípios deontológicos da profissão», indica a publicação na sua página na Internet.

Daniel Ricardo, nascido em 1941, desempenhava atualmente funções de editor executivo do gabinete editorial da «Visão» e deixa uma «profunda saudade» na redação da revista.

A «Visão» lembra que Daniel Ricardo entrou para o jornalismo em fevereiro de 1968, quando interrompeu o curso de Direito da Universidade de Lisboa, onde estava no 4.º ano, para ingressar no jornal «A Capital».

Poucos anos depois, de acordo com o perfil disponível na página Internet da revista, passou a desempenhar funções de chefia.

Nessa época, trabalhou, como repórter, nas revistas «Flama» e «Século Ilustrado», e foi ainda chefe de redação do «Diário de Notícias», editor de «O Diário», chefe de redação e diretor adjunto do jornal «Sete», e editor-chefe de «O Jornal».

Em 1993 fez parte da equipa fundadora da «Visão», onde se manteve até ao fim, tendo sido o autor do livro de estilo da revista (como já tinha escrito o dos do «O Diário» e «O Jornal»).

Daniel Ricardo era também membro do secretariado da Comissão da Carteira Profissional de Jornalista.

A Visão recorda que o jornalista tinha a carteira profissional número 78, sendo «um dos mais antigos da profissão» em Portugal.

Ao longo da sua carreira, Daniel Ricardo desenvolveu também «uma intensa atividade como mestre e professor de jornalismo»: logo em 1978 começou a dar aulas de jornalismo no ensino secundário e, a partir de 1990, passou a dar formação no Cenjor (Centro Protocolar de Formação Profissional para Jornalistas).

Daniel Ricardo morreu esta manhã no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e os detalhes em torno do funeral não são ainda revelados pela Visão.