[atualizada às 23:04]

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) diminuiu a gravidade dos avisos devido à agitação marítima, colocando dez distritos de Portugal Continental sob aviso amarelo, e agravou as previsões devido à chuva para a Madeira.

O aviso amarelo, o terceiro mais grave, vai estar ativo entre as 23:00 desta terça-feira e o início da tarde de quarta-feira, nos distritos do Porto, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Aveiro, Coimbra e Braga.

Ondas gigantes: especialista diz que tendência é para piorar

Agitação marítima pode voltar dentro de sete dias

Caparica: «Barbas» não se lembra de um mar assim

Para estes dez distritos esperam-se ondas de noroeste com quatro a cinco metros, podendo atingir os seis a oito metros.

Para Setúbal, Lisboa, Leiria e Santarém foi lançado ainda um aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte.

Para as costas Norte e Sul da Madeira, regiões montanhosas e para o Porto Santo, o IPMA lançou um aviso laranja, o segundo mais grave, entre as 06:00 e as 21:00 de quarta-feira devido a períodos de chuva ou aguaceiros fortes, podendo ser acompanhados de trovoada.

As costas Norte e Sul do arquipélago vão ainda estar sob aviso amarelo, entre as 23:00 e as 24:00 de hoje, devido a ondas de noroeste com quatro a cinco metros, podendo atingir os seis a sete metros.