O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou, este domingo, 10 distritos de Portugal Continental em alerta vermelho por causa da intensidade do vento, que pode chegar aos 130 km/hora.

Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra vão estar sob alerta vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, por causa das fortes rajadas de vento entre as 20:00 de hoje e as 02:00 de segunda-feira.

Para os distritos de Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro, o período estipulado situa-se entre as 21:00 deste domingo e as 03:00 de segunda-feira.

Nove barras encerradas

Nove barras marítimas estão fechadas à navegação devido ao mau tempo e outras duas condicionadas, de acordo com a página da Marinha Portuguesa.

Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Douro, Aveiro, Figueira da Foz e S. Martinho do Porto são as nove barras marítimas fechadas a toda a navegação.

De acordo com a página da Marinha ¿ atualizada às 12:46 - em Viana do Castelo a barra está fechada a embarcações de comprimento inferior a 30 metros e em Leixões o acesso está condicionado a embarcações com comprimento inferior a 35 metros.

Plano Especial de Emergência acionado em Santarém

Proteção Civil desaconselha população a sair de casa

Seguro defende «gestão global» da costa para travar avanço do mar

Se tem imagens do mau tempo envie para euvi@tvi.pt