Um sismo com magnitude de 3,5 na escala de Richter foi sentido este domingo de madrugada nas ilhas do Pico e do Faial, nos Açores. A informação é avançada pela Lusa, que cita o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).

De acordo com o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo registou-se às 02:19 (03:19 em Lisboa) deste domingo, e teve epicentro a cerca de 10 quilómetros a Norte de Santo António, na ilha do Pico.

O SRPCBA informou, num comunicado de imprensa, que o sismo foi sentido com intensidade máxima de IV na escala de Mercali na ilha do Pico, tendo sido também sentido na ilha do Faial.

O SRPCBA recomendou à população que adote comportamentos adequados neste tipo de situações, recordando que devem manter a calma perante possíveis réplicas.

A Proteção Civil recomenda ainda que as pessoas não acendam fósforos ou isqueiros e que cortem de imediato o gás, a eletricidade e a água, sugerindo que abandonem a casa se ela não oferecer segurança e que tenham cuidado com vidros partidos, cabos de eletricidade e objetos metálicos.

Em locais públicos, a população não se deve precipitar para as saídas, nem utilizar os elevadores, e estando na rua deve procurar um local amplo e afastar-se de praias e zonas ribeirinhas.