O MAI autoriza reabertura da discoteca Urban Beach, confirmou fonte do Ministério à TVI24. A decisão foi tomada esta quarta-feira e a discoteca pode reabrir de imediato.

Segundo a mesma fonte, "foram cumpridas as medidas de segurança pedidas pelo ministro e, por isso, a discoteca pode reabrir".

A Polícia de Lisboa e a Proteção Civil informaram a tutela que foram implementadas as questões de segurança exigidas aos proprietários da discoteca. Entre as medidas, estão a reorganização da segurança privada, o sistema de videovigilância e o sistema de segurança contra incêndios.

Em novembro, o Ministério da Administração Interna tinha ordenado o encerramento do espaço durante seis meses.

O encerramento aconteceu após um episódio de agressões cujo vídeo foi tornado público no dia 2 de novembro e também a existência de 38 queixas apresentadas à PSP desde o início do ano, por alegadas práticas violentas ou atos de natureza discriminatória ou racista".

A PSP deslocou-se ao Urban Beach, cerca das 23:00 de segunda-feira, na altura em que decorria uma festa privada, tendo encerrado novamente o local e detido um administrador.

A 2 de novembro foi divulgado um vídeo onde se vê seguranças da discoteca a agredirem violentamente um homem que aparentemente estava indefeso e não demonstrava qualquer resistência.