O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou a detenção, no distrito de Aveiro, de um cidadão estrangeiro que se encontrava irregularmente no país e a entrega de uma menor estrangeira desaparecida aos familiares.

A detenção ocorreu durante a realização, nos últimos dias, de diversas ações operacionais com o intuito de combater a imigração ilegal e o tráfico de seres humanos e dissuadir a exploração de trabalhadores imigrantes em situação ilegal, no distrito de Aveiro, refere uma nota do SEF.

O detido foi presente ao tribunal de Ílhavo que determinou como medida de coação o Termo de Identidade e Residência e apresentações semanais no SEF/Aveiro.

Na mesma nota, o SEF diz ter dado cumprimento a mandado emitido pelo Tribunal de Família e Menores de Vila Nova de Gaia para uma menor estrangeira dada como desaparecida que foi entregue aos familiares.

Durante as ações operacionais foram ainda notificados outros três cidadãos estrangeiros e instaurados quatro processos de contraordenação a entidades empregadoras, dos setores do comércio e indústria, por emprego de trabalho ilegal de cidadão estrangeiro, com coimas cujos valores oscilam entre os 8.000 e os 40.000 euros, refere a Lusa.